quarta-feira, 9 de julho de 2014

Aprender com as derrotas!

Estamos hoje, como brasileiros, amargando uma derrota na Copa do Mundo. Uma derrota que, talvez, alguns haviam ventilado, cogitado  ou sentido. Muitas críticas e piadinhas circulam nos diversos meios de comunicação, nas diversas mídias sociais, nas rodas de amigos. A grande maioria destas maculam os valores humanos pois são falas que denotam agressividade, falta de respeito, incapacidade de lidar com frustrações, entre outras. Na sequência, trago alguns depoimentos que merecem nosso tempo e nossa reflexão.
Marcone Theisen - Nada vem por acaso, ou pouca coisa. A Alemanha tem o mesmo treinador a muitos anos, mesma base de jogadores, se preparando 8 anos para esta copa. Isto se chama planejamento. Agora sou Alemanha na final, não só pela origem, mas por conhecer sua cultura, educação é caráter. Mesmo ganhando de 5, 6 gols, em nenhum momento jogaram com firulas e de modo desrespeitoso. Só procuraram jogar bola! Isso serve de exemplo. O Brasil, apesar dos pesares, ganhou com a Copa! Principalmente com o que aprendemos com o evento! Abrir os olhos para as oportunidades, que temos aos montes! É vida que segue!
Silvia Dewes - Triste ver os meninos desabarem assim, para serem estigmatizados eternamente como os jogadores "da vergonhosa atuação na Copa de 2014". Não acho que mereçam carregar esse fardo. Não vejo vergonha em se chegar a uma semifinal mundial. Durante todos os jogos nossa seleção teve espírito esportivo mesmo contra equipes que usaram de violência em campo. Não "quebramos" ninguém, essa sim uma atitude vergonhosa. Ao contrário, consolamos quem vencemos e na nossa derrota assumimos e dividimos os erros sem culpar outros. O técnico, como um bom líder, chama para si a responsabilidade. Esse é o bom exemplo que fica para os jovens. Quando a gente sabe perder, é possível mudar. Por tudo isso continuo tendo muito orgulho de ser brasileira, pentacampeã mundial.
Marjani Anschau - Foram lindos dias, por onde passava o verde e amarelo predominavam, as crianças pintavam seus rostos, e os adultos também. O país pareceu unir-se como nunca. Os horários de trabalho e escola foram suprimidos. O comércio nunca vendeu tantos aparelhos televisores em tão pouco tempo. Nunca se viu o mar de turistas que se encantava com aquilo que já estamos acostumados, a beleza da terra brasileira. A Copa veio, e com ela coisas ruins e boas aconteceram. As postagens, as mensagens, os sorrisos eram voltados a esse fenômeno, os brasileiros foram mais felizes!
A seleção é eliminada, os sorrisos cerram, as lágrimas surgem, mas o que mexe comigo é o sentimento de raiva que transborda, inclusive naqueles que festejaram tanto por todos esses dias, que não desgrudaram da TV, que foram felizes e esqueceram, por algum tempo, dos problemas de nosso país.
Pensei que seria mais fácil às pessoas compreenderem que existem falhas, ou você nunca deixou a desejar? Não seja medíocre, você, com certeza, já desapontou alguém. E eles, como agiram? Mandaram você para "aquele lugar"? E como você se sentiu? Mary Kay Ash dizia "Faça aos outros o que gostariam que fizessem com você", e isso diz tudo. Coloque-se no lugar desses jovens rapazes, de suas famílias, imagine ser mãe ou pai de um deles, complicado.  Também não culpe o governo. Qual a parcela de culpa dele com a derrota do Brasil? O problema é que o brasileiro sempre tem que colocar a culpa em alguém, defeito de nossa natureza, mas creio que isso é totalmente equivocado, bizarro. E se tivéssemos ganho a Copa? Idolatraria os governantes? Os membros da CBF? Se tivéssemos ganho estaríamos em festa, e nem pensaríamos nos problemas que nos cercam.
Triste eu também estou. Concordo que erros podem ter acontecido, mas não uso isso como desculpa para culpar alguém. Cansei dessa reclamação toda. Quer mudar? Então comece por você, por seus atos e palavras, e pense na negativa da frase que citei (não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você).

  
Damaris W. Robaert - Há hora de ganhar,e há hora de perder.. Precisamos saber lidar tanto com um quanto com o outro.. Afinal, perder faz parte.. E, saber lidar com isso é sinal de maturidade.

Tais Hochegger - Pessoal, sem tantas queixas, por favor!! Aproveitamos, torcemos e nós divertimos muito até aqui!!! Orgulhosos pela nossa copa! Nossa seleção não foi campeã, mas nós, povo brasileiro, somos campeões em hospitalidade, educação e carisma!!! Brasileiro gosta de ser do contra mesmo: se tivéssemos ganhado a copa, estava comprada! Perdendo, já estão retornando com aquele papo de que a copa não devia ter sido aqui!!! Hellooo!!! Relaxem um pouco, se permitam rir, sejam mais leves com o que não está tão bom!!!
Marina Boff - Para aqueles que estão "enchendo a boca" pra falar que o Brasil merecia ter perdido pois temos muitas prioridades antes da copa, eu digo: nossos meninos do futebol não tem culpa alguma do que acontece em nosso país, e assim como eles, muitos de nós também teríamos orgulho em defender a camisa. Então, não vamos colocar a culpa em quem não a tem!O time estava desfalcado, a torcida quando viu o Brasil perder, começou a vaiar. Ou seja, aqui só tem validade quando se ganha. Quando se perde, vira lixo.

Podolski (jogador alemão)-  "Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol. A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados, todos nós crescemos vendo o Brasil jogar, nossos heróis que nos inspiraram são todos daqui. Brigas nas ruas, confusões, protestos não irão resolver ou mudar nada. Quando a Copa acabar e nós formos embora, tudo voltará ao normal então muita paz e amor para esse povo maravilhoso, um povo humilde, batalhador e honesto. Um país que eu aprendi a amar".
E você, o que pensa, o que sente e como encara as frustrações da vida?
Boa reflexão!
Profe Marlete

8 comentários:

  1. Achamos este texto muito bom, pois realmente fala a verdade, se o brasil tivesse ganho a COPA, todos estariam felizes, mas como perdemos, todos falam que era melho ter deixado a Colômbia passar, era melhor ter feito hospitais, o Brasil é uma bosta, o governo é corrupto, os jogadores são perebas, mas e você em campo, faria melhor?

    ResponderExcluir
  2. Nós estamos muito tristes pelo Brasil ter perdido mas a Alemanha mereceu a vitória pois vinha fazendo uma boa campanha em toda a Copa e foi superior no jogo.

    ResponderExcluir
  3. Camila e Júlia Andressa9 de julho de 2014 às 11:35

    Realmente o povo brasileiro enche a boca pra falar mal do Brasil, mas se ele ganhasse diriam que a copa foi comprada. O David Luiz foi o que mais se destacou nessa copa, pela sua humildade, no final do jogo ele pediu desculpas dizendo: ''eu só queria ver meu povo sorrir, povo que já sofre tanto'', ele merece respeito. O Oscar conseguiu fazer um gol no último minuto para diminuir um pouco a vergonha que foi o jogo. Parabéns para a Alemanha.

    ResponderExcluir
  4. Pedro Henrique e Vítor Gatiboni9 de julho de 2014 às 11:37

    Gostamos muito desse texto pois fala a realidade da Copa do Mundo. Vimos como está sendo importante para o Brasil essa copa, mas poderiam ter investido um pouco desse dinheiro para a saúde e a educação. David Luiz foi um dos únicos jogadores que merece nosso respeito, pois honrou todo tempo a camisa brasileira e teve sempre a humildade.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que os meninos e o Felipão não tem culpa, na verdade não tem nenhum culpado. Só que os alemães tem se preparado mais, além da pressão que os jogadores brasileiros passaram eles jogaram muito bem nos ouros jogos. Eu sou brasileira e nem por isso estou torcendo pelo Brasil, desde o início eu torci pela Alemanha por que eles são um exemplo a ser seguido tanto no futebol como na vida, pelo respeito, amor ao próximo e a união entre a equipe.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme e Grégory9 de julho de 2014 às 11:46

    Nós achamos que o Brasil não se preparou realmente para essa copa, as suas obras ficaram muito atrasadas, não investiram em educação e em hospitais, os jogadores não se entrosaram em campo ao contrario das outras seleções como por exemplo a Alemanha.

    ResponderExcluir
  7. Bruno Lermen Caciano e Bruno Motta Becker9 de julho de 2014 às 11:48

    Achamos o texto bem legal, percebemos que cada um tem sua opinião a respetio da Copa da Mundo. Muitas pessoas estão decepcionadas com a seleção brasileira, mas temos que aprender a perder, nem sempre é ganhar, outras pessoas estão reclamando que o Brasil deveria ter ganhado a Copa porque foi investido muito dinheiro em estádios, aeroportos entre outros enquanto há hospitais precários, estradas esburacadas, escolas com falta de material e ensino, enfim, uma porção de problemas. Não devemos misturar o futebol com o governo, somos totalmente contras a corrupção e o desvio de dinheiro. Mas reclamar, vai mudar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a seleção acabou fazendo o melhor que pôde dentro das suas circunstâncias, pois vimos que eles não estavam preparados, com uma estrutura emocional fraca para carregar o fardo de disputar a Copa do Mundo, com um treinamento sem resultados e preocupação demais com o marketing (exemplo a campanha "Força Neymar"). Acredito também que nesse ritmo eles foram até longe demais na competição, essa derrota talvez faça-nos perceber que algum dia nós seríamos ultrapassados no futebol e tomara que passemos a nos destacar em outros esportes. Chance de ganhar a seleção teria se tratasse com mais profissionalidade a competição. Agora teve algum culpado? Eu acho que não, mas isso não significa que não houveram falhas grotescas por parte de todos. Agora há algo a fazer? O que adianta se quem tem que se mobilizar não o faz? Assim bola pra frente, e que esta derrota não seja mais motivo de tristeza, pois uma hora isso iria acontecer, cedo ou tarde.

    ResponderExcluir