Educação 1.0: Estabeleceu o padrão em que o mestre ensina um grupo pequeno de estudantes ou até mesmo um único aluno. Vigorou na época em que a educação e o conhecimento eram considerados essenciais apenas para uma parte restrita da população, normalmente nobres, intelectuais e filósofos. Apesar de eficiente, esse tipo de educação particular não tinha capacidade de se expandir para as massas. Daí surge a necessidade de se pensar em um novo modelo mais abrangente.
Educação 2.0: Caracterizado pela possibilidade de um único professor ensinar dezenas de alunos ao mesmo tempo. Sistematizada e padronizada de acordo com moldes que atendem à maioria, mas naturalmente, não a todos. Assim, a quantidade de alunos com dificuldades de aprendizado também cresceu. Afinal, cada estudante têm suas dificuldades e habilidades peculiares que, por vezes não se encaixavam no modelo praticado.
Educação 3.0: Nesse modelo de ensino acredita-se que através da internet é possível aprender e solucionar dúvidas. O professor sai da posição de líder para se colocar horizontalmente em relação aos alunos, atuando como guia para que conquistem autonomia no aprendizado. Os estudantes escolhem os métodos, bem como os assuntos com os quais preferem se dedicar mais. A esse processo é dado o nome de democratização do conhecimento. É nesse cenário que surge a possibilidade de aliar a abrangência da educação 2.0, com a individualização da 1.0, em um novo modelo: a educação 3.0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário